O Projeto Disneyland - Magia e Muito Mais

E o querido Carlos Toledo continua nos contando a Vida e Obra de Walt Disney. Dessa vez ele trás o Projeto Disneyland na coluna Magia e Muito Mais. Uma linda história.

 Magia e Muito Mais por Carlos Toledo
VIDA E OBRA DE WALT DISNEY
O PROJETO DISNEYLAND

Walt Disney casou-se com Lilian Bound, e teve duas filhas, Diane Marie Disney e Sharon May Disney. Quando ainda pequenas  Walt costumava levá-las a parques de diversões, como faz todos os pais para entreterem seus filhos.  Certo dia,  observou que os adultos não podiam se divertir com as crianças, pois todos os brinquedos eram feitos exclusivamente para crianças. Pensou que seria mais gostoso se pais e filhos pudessem se divertir juntos numa espécie de parque familiar, onde houvesse atrações e diversão  para todas as idades.
Ele pode também ter sido influenciado pelas memórias de seu pai da  World's Columbian Exposition de 1893 em Chicago (seu pai trabalhou na exposição).  O Midway Plaisance de lá incluía um conjunto de atrações que representavam vários países ao redor do mundo e outros que representavam vários períodos da humanidade. Ele também incluía muitas atrações como uma roda-gigante, um "sky" ride, que era um trem de passageiro que circulava pelo perímetro, e um show de velho oeste. Outra influência provável foi o Eden Springs Park de House of David, em Benton Harbor, Michigan.

Disney visitou o parque e ao final trouxe uma das miniaturas originais de trem usados lá.  A colônia tinha a maior miniatura ferroviária no mundo na época.  O rascunho mais antigo documentado dos planos de Disney foram enviados como um memorando para o designer de produção Dick Kelsey em 31 de agosto de 1948,  no qual ele era chamado de "Mickey Mouse Park", baseado em notas que Walt fez durante a viagem dele com Ward Kimball para a Chicago Railroad Fair  no mesmo mês, com uma parada de dois dias no The Henry Ford Museum  de  Henry Ford, um local com atrações com uma Main Street e barcos a vapor, que ele havia visitado oito anos antes.

Enquanto as pessoas escreviam cartas para Disney sobre visitas ao Walt Disney Studios,  ele percebeu que um estúdio de filmes funcional tinha pouco a oferecer aos fãns que o visitassem, e começou a fomentar idéias de construir um local próximo aos estúdio de  Burbank  para turistas o visitarem.  Suas ideias evoluíram para um pequeno parque com um barco e outras áreas temáticas. O conceito inicial, o Mickey Mouse Park, iniciou com um terreno de 3,2 hectares na  Riverside Drive.  Ele começou a visitar outros parques para inspiração e ideias, incluindo os Jardins de Tivoli na Dinamarca,  Efteling na Holanda e o  Greenfield Village, Playland, e Children's Fairyland nos Estados Unidos.  Seus designers começaram a trabalhar em conceitos, embora o projeto tenha crescido muito mais que o terreno poderia suportar.  

Disney contratou Harrison Price do  Stanford Research Institute para medir a área apropriada para fixar o parque temático baseado no crescimento potencial da área.  Baseado na análise de Price, (pela qual ele seria reconhecido como um Disney Legend em 2003),  Disney adquiriu 65 hectares de laranjeiras e nogueiras em Anaheim, sudeste de Los Angeles, na vizinhança de Orange County.  O local em Burbank originalmente considerado por Disney hoje abriga o Walt Disney Animation Studios e o ABC Studios.
Dificuldades em obter fundos levaram Disney a investigar novos métodos de financiamento, decidindo criar um show chamado Disneyland. Ele foi transmitido na então incipiente ABC.  Em retorno, a rede concordou em ajudar a financiar o parque. Para os seus cinco primeiros anos de operação, a Disneyland era propriedade da Disneyland, Inc., que pertencia conjuntamente a Walt Disney Productions, Walt Disney,  Western Publishing  e  ABC.

Além disso, Disney alugou muitas das lojas na Main Street, U.S.A. para empresas de fora. Em 1960, a Walt Disney Productions comprou todas as outras participações, uma parceria que eventualmente levaria a aquisição da ABC por parte da Walt Disney Corporation em meados da década de 1990. Em 1952, o projeto proposto foi chamado de Disneylandia, mas a Disney segui o conselho da ABC e trocou-o para Disneyland dois anos mais tarde, quando as escavações no local começaram.  A construção começou em 16 de julho de 1954 a um custo de $ 17 milhões. O parque foi aberto um ano e um dia mais tarde.  A U.S. Route 101 (mais tarde Interstate 5) estava em construção na época, a norte do parque. Em preparação para o tráfico que a Disneyland   traria, mais duas faixas foram adicionadas à estrada antes do parque ser concluído.


Marcadores:

Postar um comentário

Orlando4You

{facebook#https://www.facebook.com/orlando4you} {twitter#https://twitter.com/Orlando4youBR} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/113362555068874847682/posts} {pinterest#https://www.pinterest.com/o4you/} {youtube#https://youtube.com} {instagram#https://instagram.com/orlando4youbr/}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget