Estudar nos Estados Unidos. Entenda o Sistema de Ensino Americano - Descobrindo a América

Quer estudar nos EUA? ou está se mudando para a Terra do Tio Sam e quer entender o sistema de ensino? Veja como é fácil e tudo que é necessário.

Muitas pessoas tem curiosidade de saber como funciona o sistema de ensino nos EUA.
Decidi então fazer uma postagem para esclarecer as dúvidas e detalhar como é o ensino nas terras do Tio Sam.

Uma das primeiras perguntas que fazem, talvez para evitar superlotações em destinos turísticos como Orlando, é se os períodos de férias nos EUA também são nos meses de julho e janeiro, como no Brasil.

Sim e não... Vou explicar!!

Aqui nos EUA, o ano letivo vai de setembro a junho e as férias escolares são durante os meses de julho e agosto.
Como o clima aqui é bem definido e intenso, as férias são durante o verão, para que a criançada aproveite bastante, porque, principalmente em estados como a Penssylvania, depois são quatro longos meses de inverno, com muito frio e neve.
Então, os meses de julho e agosto, são os de maior lotação nos parques de Orlando.
Janeiro, que é o verão brasileiro, a criançada americana está estudando, portanto, os parques estarão sempre mais vazios.

Outra pergunta, é se o sistema de ensino americano tem “muita” diferença do Brasil.
Sim, tem...
Infelizmente!!
A começar pela gestão escolar.

A Educação nos Estados Unidos é fornecida e controlada primariamente por três níveis governamentais diferentes: federal, estadual e local. Escolas públicas em geral, são administradas por distritos escolares, estas administradas por conselhos escolares, cuja jurisdição é geralmente (mas nem sempre) co-existende com os limites de uma cidade ou um condado. Os padrões educacionais são responsabilidade dos departamentos de cada Estado. (Fonte: Wikipédia)

Funciona assim... Há a gestão educacional federal e a estadual, mas é o distrito/bairro em que a escola pertence, que é responsável pela arrecadação fiscal e manutenção desta escola.
Existe a direção escolar e um conselho, formado por pais de alunos, que juntos administram e tomam as decisões.

Uma das grandes diferenças do Brasil, é que aqui nos EUA os pais não podem escolher a escola que o filho vai estudar.
As escolas públicas são distribuídas por distritos escolares, chamado “School District”.
O que determina qual será a escola do aluno, é o local que ele reside.
Ou seja, quem tem filho em idade escolar, tem que ter como um dos requisitos para escolha da moradia, a boa pontuação escolar do distrito, caso queira um ensino de melhor qualidade e uma escola de referência.

Os melhores bairros costumam ter as melhores escolas, devido o imposto arrecadado pelo distrito. O imposto parecido com o IPTU brasileiro, é destinado às escolas do bairro.
Quanto melhor o poder aquisitivo dos moradores do bairro, melhor a escola.

Toda criança tem vaga garantida nas escolas do distrito que reside.
A inclusão social funciona de forma eficaz. Todo e qualquer aluno que tenha alguma necessidade especial, tem direito a vaga na escola do seu distrito.
Crianças imigrantes, recebem aulas de inglês pelo programa ESL, que é um apoio para estudantes não fluentes no inglês. Esses alunos são inseridos em turmas com professores habilitados a trabalhar com alunos estrangeiros. Eles recebem aula de reforço do idioma e um acompanhamento com um professor que fala seu idioma, quando necessário. O que acho muito legal!
As escolas tentam facilitar ao máximo a boa adaptação destas crianças, que logo estão falando inglês fluente.
São feitos testes que classificam as crianças com relação à fluência com nota de 1 a 6 e quando ela atinge o nível 6, está apta para ler e entender em inglês e não precisa mais do auxílio do programa.

A idade quando o atendimento escolar é compulsório, varia de estado para estado.
Crianças e adolescentes são obrigados a frequentarem a escola até a idade de 16 anos (ou até a finalização do segundo grau), na maioria dos estados.
Estudantes podem frequentar escolas públicas, privadas ou domésticas.
Nas duas primeiras, a educação está dividida em três níveis: elementar (elementary school) , média (middle school) e secundária (high school).

A idade para iniciar em uma escola primária é 6 anos, na chamada "elementary school", passam cinco ou seis anos lá e, em seguida, começam a escola secundaria.

A escola secundária consiste em duas fases: a primeira é chamada de "middle school" ou "junior high school", e a segunda fase é chamada de "high school". Até aqui, a escola é pública e nesta fase, do 9º ao 12º ano escolar, a maioria dos estudantes já tem carteira de habilitação e vai para a aula dirigindo seu próprio carro.

Nos EUA, a carteira de motorista pode ser tirada aos 16 anos.
Ao terminar a “high school” (12 ano), o aluno recebe um diploma ou certificado e poderá ir para uma instituição de ensino superior. Que são todas particulares e caríssimas.
A não ser que consiga "cotas" de descontos por ser esportista, músico, ou outras atividades.

Nas escolas norte-americanas, os alunos estudam em período integral, das 8 às 14 ou 16 horas e não existe horário noturno.
Cada aula dura aproximadamente uma hora e há seis ou sete disciplinas por dia. No total, são cerca de oito horas de ralação, com intervalo para o almoço.

Na “high school”, os professores é que recebem os alunos na sala de aula.
Os alunos não tem carteira fixa e precisa carregar o material de uma classe para outra.
É por causa do vai e vem de gente e de material que vemos nos filmes que existem os armários com cadeados no corredor, onde é possível guardar os pertences.

Nos EUA, os alunos escolhem o que querem estudar.
disciplinas obrigatórias, como matemática, inglês, ciências, história, economia e governo dos EUA.
Tem também o segundo idioma ou língua, que é obrigatório e o aluno pode escolher entre alemão, português, espanhol, francês, etc, como o inglês que é obrigatório nas escolas brasileiras.

O resto são aulas optativas, como educação artística, música, esportes e teatro. Em certas escolas, é possível aprender cuidados com horta, marcenaria e culinária. Na minha época de "ensino médio", tínhamos uma matéria obrigatória que se chamava "Praticas Industriais" e aprendíamos isto tudo e mais o artesanato. Ajuda muito no meu dia a dia até hoje e vejo filhos de amigos brasileiros aqui, que aprendem coisas excelentes nestas disciplinas.

E agora, o mais legal. Os alunos vão e voltam da escola, naqueles ônibus "LINDOS" amarelos, que vemos nos filmes.
O transporte é gratuito, já está incluso no imposto pago ao distrito.
Quando termina a aula é muito legal aquela fila imensa de ônibus saindo das escolas, cada um para uma rua.
E se você estiver dirigindo atrás deles, tem que ter paciência e respeito a uma das principais regras de trânsito americana, nunca ultrapasse um ônibus escolar!
Nem no sentido dele, nem ao contrário.
Nas laterais dos ônibus escolares, existem duas placas como as de trânsito, escrito “STOP”. Quando o ônibus pára, o motorista liga as luzes de alerta e as duas placas são deslocadas para frente, se abrem. Neste momento, nenhum carro pode passar nem indo nem vindo, até que as placas sejam recolhidas e as luzes de alerta apagadas.




Fotografei um desses momentos:






Reparem a fila imensa de carros parados atrás do ônibus e os aqui da minha “mão”.
Ninguém segue até que o ônibus siga. Isso aqui nos EUA é sério, portanto, quem estiver em turismo pelo país e cruzar com um ônibus escolar, fique atento.
Aqui eles respeitam leis, mesmo.
E confesso que acho muito legal esse cuidado com os estudantes de todas as idades escolar.


Para encerrar, vou colocar a lista de documentos necessários para a matrícula escolar nos EUA:

* Comprovante de endereço (proof of residency in School Zone) – pode ser uma conta de luz ou telefone.
* Exame Médico (proof of physical examination) – uma declaração de um médico americano, que a criança apresenta boa saúde.
* Carteira de Vacinação (immunizations) – um formulário de vacinação atualizado que é disponibilizado pela autoridade competente de saúde.
* Certidão de Nascimento (proof os date od birth)
Histórico Escolar e Passaporte da Criança geralmente a Carteira de Vacinação e o Histórico escolar precisam ser traduzidos para o Inglês, se a escola pedir voce pode fazer uma tradução simples, recomendo este site: www.rev.com

Se você se mudou para os Estados Unidos, você pode e deve matricular seu filho em uma escola pública.
O país leva muito a sério a educação e crianças passeando pelas ruas em horário escolar chamam a atenção da polícia que pode chamar os pais e perguntar o porque da criança não estar na escola. Outra dica é acompanhar seus filhos bem de perto na escola, nos Estados Unidos os pais são bastante participativos na educação de seus filhos trabalhando em conjunto com a escola.


Abaixo, um site onde você encontra o ranking de cada escola e localização.
http://www.greatschools.org/


Espero ter esclarecido muito, sobre este tema.

Até a próxima,
Dayse Campos

Postar um comentário

Orlando4You

{facebook#https://www.facebook.com/orlando4you} {twitter#https://twitter.com/Orlando4youBR} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/113362555068874847682/posts} {pinterest#https://www.pinterest.com/o4you/} {youtube#https://youtube.com} {instagram#https://instagram.com/orlando4youbr/}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget