Como tirar o Visto Americano?



Já foi muito mais difícil obter o visto de entrada nos Estados Unidos, mas ultimamente, além de mais esquematizado, o processo tem sido mais rápido. 
Um fato que influencia muito neste panorama é a constatação que os Estados Unidos são o destino preferido dos brasileiros e que em 2012, gastaram quase R$ 20 bilhões por lá. 
E mais, em setembro de 2013, o Banco Central divulgou que eles continuam gastando, mesmo com a alta do dólar; e só este ano até a presente data, a cifra estava em de R$ 18,3 bilhões no exterior, de maneira geral.

Para informações oficiais sobre o visto, visite o site do consulado (http://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/pt/visas.html), e saiba que vai precisar agendar uma entrevista, pagar as taxas e obter demais instruções. 


Atenção para os feriados brasileiros e americanos, quando o local fica fechado ao público.
Importante: o Consulado Geral dos EUA em São Paulo informa que os solicitantes de vistos e cidadãos americanos não poderão mais entrar no prédio do consulado portando volumes (com exceção de uma pequena bolsa), telefones celulares, iPods, computadores, câmeras fotográficas, pen drives e outros equipamentos eletrônicos.
A medida tem por objetivo atender os solicitantes com mais rapidez e eficiência e reduzir o tempo de espera.

Se houver dúvidas, o site do consulado tem uma seção de perguntas frequentes respondidas em vídeos: http://www.youtube.com/playlist?list=PL95E34B1E634D52CD&feature=plcp



Aqui o um exemplo de passo-a-passo bem detalhado, de acordo com a fonte http://www.vistopassaporte.com.br/como-tirar-visto-americano/

* Etapa 1: Preenchimento do formulário DS-160

Este formulário é o começo de tudo e vai te acompanhar durante todo o processo para obtenção do visto. Você pode acessá-lo clicando aqui. (inserir link https://ceac.state.gov/genniv/).
Veja mais detalhes: Preenchendo o DS-160

Etapa 2: Pagar a taxa e agendar a entrevista

Agora que você já preencheu um formulário de mais de 100 perguntas, provavelmente irá tirar essa etapa de letra. 
Cadastre-se no site oficial de informações para o visto americano em https://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome clicando em “Criar Conta”.
Após cadastrar-se, clique em Agendar entrevista -> Vistos de Não-Imigrante -> Agendamento comum de vistos -> Visto de visitante -> Negócios ou Turismo (B1/B2). Clique em “Enviar”.
Escolha o consulado onde você deseja fazer a entrevista, clique em Enviar e em seguida em Continuar.
Selecione o local da entrega: você poderá optar por buscar seu passaporte com o visto aprovado no CASV (saiba mais na próxima etapa) ou em sua residência. 
Se desejar receber em casa, preencha o endereço. Clique em enviar e novamente em continuar após ver o resumo de sua conta.
Escolha o método de pagamento desejado. O mais recomendado é via cartão de crédito que a aprovação é na hora logo depois você poderá realizar seu agendamento. Caso não seja possível, escolha o método de boleto bancário, mas você deverá retornar ao site 24h após o pagamento do seu boleto para marcar sua entrevista.
Uma vez concluído o pagamento, você deverá marcar dois atendimentos: um para o cadastramento inicial de suas digitais e obtenção de foto no CASV (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto) e outro para a entrevista diretamente no consulado.
Note que primeiro você marca a entrevista no consulado e depois marca o atendimento no CASV, mas na prática será necessário comparecer no CASV antes de ir para a entrevista. 
Se você virá de outro estado, poderá tentar marcar ambos no mesmo dia ou em dias seguidos, podendo alterar as datas diretamente no site do agendamento até 24h antes da entrevista.

Etapa 3 – Indo ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto – CASV

O atendimento realizado no CASV é apenas para agilizar o andamento das entrevistas nos consulados. Compareça no horário agendado, mas o movimento nesses postos é bastante tranquilo e o atendimento é muito rápido. Se você chegar com algumas horas de antecedência não terá problemas, desde que esteja agendado para aquele dia. No geral não há filas e você não vai levar nem 5 minutos lá dentro.
Você deverá levar apenas o seu passaporte e a ficha do formulário DS-160 impressa e não há problemas de levar chaves ou telefones celulares, mas estes deverão permanecer desligados.
O atendimento acontecerá em dois momentos: primeiramente serão solicitados o passaporte e a ficha para uma rápida verificação e cadastro e em seguida você será encaminhado para uma outra rápida para tirar a foto e as digitais. Como há muitos balcões de atendimento, as filas andam muito rapidamente.


Etapa 4 – A Entrevista no Consulado

Enfim chega a hora mais esperada: a entrevista no consulado. Aqui sim é bom que você esteja preparado para encarar algumas filas, mas o tempo médio de atendimento é entre1h30min e 2h.
Compareça ao consulado com cerca de uma hora de antecedência da hora marcada. Não adianta madrugar na fila, pois o atendimento é feito com base nos horários agendados e existem filas para cada horário: 7, 7:30, 8, 8:30, etc.
 A fila do horário só é liberada cerca de uma hora antes do mesmo. Ao chegar ao consulado, procure pela placa que indica o seu horário de agendamento.
A dúvida mais comum com relação à entrevista é sobre quais documentos levar. Obrigatoriamente só é necessário levar a confirmação do formulário e o seu passaporte, mas o recomendado é levar documentos que comprovem as informações que você preencheu no formulário
Tem gente que leva de tudo: imposto de renda, faturas de cartão de crédito, escritura de imóvel, diploma da faculdade, etc. A verdade é que hoje em dia a entrevista é muito mais tranquila e existe 99% de chances de não ser solicitado nenhum documento. 
Se você é empregado de carteira assinada e com salário fixo, basta levar seu contra-cheque e sua carteira de trabalho e apresentá-lo apenas se for solicitado.
Se esse não for o seu caso, aí sim você precisa comprovar vínculos no Brasil que te impeçam de ficar nos Estados Unidos e outros documentos que ajudem a provar que você tem uma renda aqui, que eventualmente podem ser solicitados. Em último caso, é difícil o seu visto ser negado imediatamente. Se você não conseguir comprovar alguma coisa no momento da entrevista, seu visto pode cair em exigência e você deverá retornar com o comprovante solicitado. Portanto a dica é: leve apenas o que julgar necessário para comprovar que você pretende voltar ao Brasil e que não tem motivos para ficar nos EUA.

A entrevista em si é muito diferente do que as pessoas imaginam: elas acontecem em pé e todo mundo que está na fila ouve as suas respostas. 

Mas as perguntas são sempre as mesmas, inclusive feitas em português:

• Você já esteve nos Estados Unidos?
• Já esteve em outros países? Quais?
• O que você faz no Brasil? Quanto você ganha mensalmente?
• Você tem parentes nos Estados Unidos?
• Para qual onde você pretende ir nos Estados Unidos?
• Seu visto foi aprovado – boa viagem!

Após a aprovação de seu visto, seu passaporte ficará retido no consulado e será devolvido de acordo com a sua preferência no momento do agendamento (em sua residência ou no CASV). Normalmente ele é expedido em até 48h após a aprovação do visto é a entrega, feita pela DHL ou pelos Correios, pode levar até 5 dias dependendo de onde você está, mas normalmente acontece em menos de 48h.

Postar um comentário

Orlando4You

{facebook#https://www.facebook.com/orlando4you} {twitter#https://twitter.com/Orlando4youBR} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/113362555068874847682/posts} {pinterest#https://www.pinterest.com/o4you/} {youtube#https://youtube.com} {instagram#https://instagram.com/orlando4youbr/}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget