Preparando a Viagem - Passaporte



Pensou bem? Decidiu-se mesmo ir conhecer o mundo de sonhos e magia da Disney? Antes de qualquer coisa, saiba que este fascínio que o nome “Disney” exerce sobre as pessoas de todas as idades não é gratuito. Por trás deste nome há um conceito de excelência inconteste, mundialmente reconhecido. As pessoas querem ir porque sabem que vão se divertir, tenham elas as idades que tiverem. E vão voltar porque foram bem atendidas, porque as coisas funcionam.

Prontos? Então vamos lá:



Passaporte

 Naturalmente, se você pensou em viajar para o exterior deve ter um passaporte. Em caso contrário, e está começando do zero, pode ir a qualquer posto da Polícia Federal ou acessar o site (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte), separe os documentos e siga atentamente todas as recomendações.
A taxa é de R$156,07 (setembro/2013) e o prazo informado para a entrega do passaporte na página oficial é de seis dias, no máximo. O site é bem detalhado e os passos a seguir são claros. 

Vejam algumas situações que valem a pena destacar:

* Passaporte vencido

Não existe renovação de passaporte. Se a data está vencida, você deve solicitar outro, seguindo os mesmos procedimentos do pedido de um novo.

* Passaporte para menores de 18 anos

Há exigência de autorização expressa de ambos os pais, ou do responsável legal. 
O menor obrigatoriamente deverá estar presente no momento do requerimento do passaporte. 

Na ausência de um dos pais, é preciso apresentar o formulário próprio com a firma do pai ou da mãe ausente, reconhecida em cartório ou procuração específica, autorizando a emissão de passaporte ao menor, concedida por um genitor ao outro, lavrada em cartório (procuração pública) ou com firma reconhecida (procuração particular). 

Ah, outra coisa, as autorizações e documentos não podem ter mais de um ano. E se o menor for viajar desacompanhado de um ou de ambos os pais, há necessidade de autorização de viagem, com firma reconhecida em cartório. 



Para crianças pequenas, menores de quatro anos, o prazo de validade do passaporte varia de acordo com a idade.
Confira a tabela:

Idade/ Validade
1 ano
2 anos
3 anos
4 anos
5 anos
0 a 1
X




1 a 2

X



2 a 3


X


3 a 4



X

+ 4




X



* Passaporte de emergência

Pode ser concedido, em 24 horas, àquele que não possa comprovadamente aguardar o prazo de entrega, em casos de catástrofes naturais; necessidade de viagem imediata por motivo de saúde; ou em outras situações comprovadas. 
Atenção, em São Paulo, o passaporte de emergência é emitido apenas na Superintendência, na Lapa; e no Rio de Janeiro, no posto do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).


* Passaporte com restrição de validade

Alguns países exigem que o passaporte tenha um prazo mínimo de validade. A União Europeia, por exemplo, estipula três meses, a contar da data que o viajante deixará o país.
Mais detalhes em
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2013:182:0001:0018:PT:PDF

No caso dos Estados Unidos, a Embaixada Americana informa que “Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses, a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem.

Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses. além da data de expiração desse passaporte.” http://www.embaixadaamericana.org.br/arc-index.php?action=materia&id=2176 - Pergunta 34.


* Extravio, furto ou roubo de passaporte

Pode ser um problema, mas tem solução. 
Leia o que fazer: em primeiro lugar, vá à polícia local e faça um boletim de ocorrência; leve o BO ao consulado ou embaixada do Brasil no exterior, junto com documento de identificação como RG ou carteira de motorista; solicite um novo passaporte, com taxa de US$160. 
Previna-se, levando a uma cópia da página “2” do seu passaporte, o que pode ajudar bastante para obter outro documento.
 Independentemente de onde ocorra a perda ou roubo, e das providências que precisam ser tomadas, o fato deve ser comunicado à Polícia Federal, assim que chegar ao Brasil. O titular do passaporte deverá comparecer a unidade da PF, munido de documento de identidade e preencher o formulário "Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem".

È super importante que você cheque todas as providências no site da PF, antes de ir para lá.

Postar um comentário

Orlando4You

{facebook#https://www.facebook.com/orlando4you} {twitter#https://twitter.com/Orlando4youBR} {google-plus#https://plus.google.com/u/0/113362555068874847682/posts} {pinterest#https://www.pinterest.com/o4you/} {youtube#https://youtube.com} {instagram#https://instagram.com/orlando4youbr/}

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget